sábado, 6 de junho de 2009

ATITUDES PARA OBTER UM MILAGRE


Como obter um milagre? Essa pergunta vem a mente de muitas pessoas que precisam urgentemente de um milagre. Mas que apenas querer receber um milagre, devemos aprender que Deus está pronto para realizar alguns milagres que precisamos, porém Deus requer de nós algumas atitudes sinceras para que possamos receber as dádivas do Senhor. Sei que a liberalidade de Deus em abençoar seus filhos é imensa, porém nossas atitudes podem mover o coração de Deus a nosso favor como veremos a seguir.
Uma passagem bíblica expressa isso com muita clareza. Em Mateus capítulo 8, vemos um homem que arriscou a própria vida para obter um milagre da parte de Jesus. Este homem era leproso e sofria muito, não só fisícamente mas também em seu estado psicológico pois era desprezado por isso. Quando percebeu que poderia ser atendido por Jesus ele foi sincero em seu coração e teve as seguintes atitudes:
1. ELE FOI ATÉ JESUS
2. ELE ADOROU A JESUS
3. ELE SE EXPRESSOU PARA JESUS
4. ELE SE SUBMETEU A VONTADE SOBERANA DE JESUS
1. ELE FOI ATÉ JESUS:
Como era costume da época, um homem leproso era destituído da sociedade por conta de sua doença, e estando ele agora a comunicar-se com Jesus, estava sendo ousado demais e até correndo risco de vida por ousar se aproximar de alguém sem a tal doença.
No AT, a palavra hebraica "sara'ath", traduzida como lepra quer dizer: (1) uma condição escamosa da pele humana e de objetivos inanimados; as vezes grave, e as vezes um sinal do desagrado divino ligado a impureza cerimonial, e a exclusão da comunidade.
Apesar de não poder ter acesso as pessoas, este homem leproso tomou atitudes que poderiam ter custado-lhe a vida.
2. ELE ADOROU A JESUS:
Na versão RC (revista e corrigida) em português, esse termo ocorre apenas no AT. 8.27. No AT a palavra mais usada para adoração é "shara", que significa "veneração a", "inclinar-se perante".
No NT a ideia esta expressa pela palavra "proskuneo" que significa "venerar", "beijar a mão", "fazer reverência a", "adorar". O propósito da adoração é estabelecer ou dar expressão a um relacionamento entre a criatura e a divindade.
Todas essas expressões se encaixam na atitude deste homem leproso, ele de forma natural adorou ao Senhor. Ele viu que daveria dar a Deus toda a glória independente de receber sua cura ou não.
3. ELE SE EXPRESSOU PARA JESUS:
Hoje os tempos são difíceis, vemos muitas pessoas desesperadas atrás de um milagre, porém poucas se aventuram no caminho da comunicação com Deus. É atravéz da oração, da comunicação constante com o Pai que teremos as respostas que precisamos. Não devemos nos lembrar de orar apenas quando precisamos de um milagre, mas devemos orar em todo tempo: (1TS. 5. 17).
4. ELE SE SUBMETEU A VONTADE SOBERANA DE DEUS:
Coisa difícil para nós é aceitarmos a vontade soberana de Deus, pois está muitas vezes vai de encontro aos nossos propósitos. A palavra usada pelo leproso quando disse "quiseres", no texto original foi "thelo" que significa: querer, desejar, que traz a ideia de está pronto, ter em mente.
Este homem teve uma atitude que para muitos hoje em dia será impossível de ser tomada.
Sabemos que a vontade de Deus para nossas vidas é a melhor opção para nós, porém hoje as pessoas determinam a cura, o milagre, como se Deus fosse um agente de bênçãos interminável enchendo as pessoas de bênção e não priorizando uma fé duradoura e uma vida edificada na palavra de Deus.
Devemos ter atitudes ousadas como esse homem, assim estaremos sendo sinceros com nosso Senhor, vale lembrar ainda que Deus muitas vezes nos abençoa na mesma proporção que nos dedicamos a ele.
Na passagem de MT. capítulo 8, aprendemos que o leproso teve quatro atitudes em busca de seu milagre, e Jesus por sua vez respondeu ao homem também com quatro atitudes gloriosas.
1.JESUS ESTENDEU A MÃO
2.JESUS O TOCOU
3.JESUS SE EXPRESSOU CONCORDANDO COM A CURA
4.JESUS CUROU O HOMEM
Amados, Deus tem prazer de cuidar de seus filhos, de nos abençoar, mas nossa fé só terá uma base, uma estrutura verdadeira e firmada na palavra de Deus se nossas atitudes forem as corretas para com Deus, pois assim além de recebermos do Senhor suas bençãos, iremos ter um relacionamento sólido com ele.
Em Cristo, nossa benção maior,
Matias borba!
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
Dicionário bíblico wycliffe, ED. CPAD Pág. 31 e 1145.
Bíblia de estudo plenitude, SBB edição 2001.

2 comentários:

Debora Zibordi disse...

Olá, Matias!!!

Que maravilha! Olha, esta postagem poderia se tornar uma pregação libertadora, viu? Vai pensando no assunto! Quem sabe o Senhor um dia não te levanta como um pastor?

Deus te abençoe poderosamente!

Matias Borba disse...

Querida amiga Debora,
P az do Senhor!

Na verdade ela já é uma mensagem minha, hehe.

Esta mensagem eu preguei em um congresso de avivamento ainda quando morava no Recife. Foi uma grande benção.

Eu como Pastor? Só se o Senhor quiser, rsrs.
Deus te abençoe